• Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais

  • Curso Técnico de Serviço de Restaurante e Bar

  • Curso Técnico em Produção de Moda

Feira Gastronômica

 


No dia 07/04/14, os alunos do Curso Técnico em Eventos do CEET Vasco Coutinho Módulo II realizaram uma feira Gastronômica no Espaço Gourmet. O Evento teve como objetivo conhecer a Gastronomia capixaba em sua diversidade, tendo a atividade como parte de um trabalho da disciplina de Alimentos e Bebidas orientado pela professora Hotsen Lima.

Este evento proporcionou uma troca de experiências entre os grupos inseridos no processo desta pesquisa, além de proporcionar um momento de confraternização entre os professores, a coordenação pedagógica e alunos, através de uma exposição e degustação de pratos.


Texto: Jaqueline Graciliano Gonçalves, Professora e Coordenadora do Curso Técnico em Eventos

Ciclo de Palestras de Jogos Digitais

 


Estão abertas as inscrições para o 1º Ciclo de Palestras de Jogos Digitais através do link abaixo.

As inscrições realizadas através do site confirmarão a participação no evento do dia 24/04. Para os workshops no dia 25/04 as vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas no dia do evento.

Este evento irá reunir profissionais da área de jogos digitais com temas atuais, que colaborem com o conhecimento dos alunos no sentindo de mostrar novas perspectivas e oportunidades nesta área, além de motivar os alunos.

Na ocasião haverá palestras, minicursos e apresentações de experiências de desenvolvedores, empreendedores e artistas/designers.

O 1º ciclo de palestras de Jogos Digitais é uma nova abordagem para que os alunos sejam estimulados, compreendendo melhor o que estão aprendendo, realização de contato e troca de experiência com estudantes e profissionais da área.

Clique aqui para fazer sua inscrição.


Texto: Jadson do Prado Rafalski, Professor e Coordenador do Curso de Jogos

Apresentação de Artigo no IFES

 


AVENTURA TOUR: Um Jogo para Apoiar o Aprendizado nas Áreas de Turismo, História e Geografia

Nos dias 04 e 05 de abril ocorreu o I Encontro Regional de Educação e Tecnologia no Instituto Federal do Espírito Santo no Campus Serra. Esse evento tem por finalidade promover um encontro entre pesquisadores, alunos e profissionais interessados na temática e, alem disso, constitui um espaço para discussão e reflexão sobre o uso de tecnologias na educação.

Os alunos Gustavo Nobre Wotikoski e Jovan Lemos Rodrigues do módulo II do curso de Programação em Jogos Digitais do CEET Vasco Coutinho, juntamente com o Coordenador do Curso Prof. Jadson do Prado Rafalski, participaram desse evento publicando um pôster fruto de um trabalho desenvolvido no curso durante o semestre 2013/02,e que também fora apresentado na 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia em 2013.

O título do trabalho é: "Aventura Tour - Um Jogo para Apoiar o Aprendizado nas Áreas de Turismo, História e Geografia". O jogo foi desenvolvido com o objetivo de divulgar o município de Vila Velha e para que, assim, as pessoas possam vivenciar e conhecer a história, a geografia e o turismo dessa cidade.

O jogo está em fase inicial e tem por finalidade apoiar os alunos a aprenderem de maneira divertida e lúdica disciplinas do Ensino Fundamental nas áreas de geografia e história. Consequentemente, isso poderá incentivar os professores a utilizarem novas metodologias pedagógicas em suas aulas de forma que envolva e motive seus alunos, abrindo-se, assim, espaço para aulas mais dinâmicas.

Nos próximos passos deste trabalho, estamos planejando realizar pesquisas e um estudo de campo que possa ser aplicado na utilização de jogos nas escolas públicas de Ensino Fundamental do Espírito Santo. Dessa forma, poderemos identificar pontos fortes e fracos e, assim, realizar melhorias e adaptações necessárias para que os alunos e professores sejam beneficiados por esta poderosa ferramenta de apoio a aprendizagem.


Texto: Jadson do Prado Rafalski, Coordenador e Professor do Curso Técnico em Programação de Jogos

Visita Técnica no Centro de Convenções

 


Alunos e professores do Curso de Eventos do CEET Vasco Coutinho participaram da Visita Técnica no Centro de Convenções de Vila Velha na sexta-feira do dia 21 de março de 2014.

A visita teve como objetivo conhecer a estrutura do espaço e a aplicabilidade da teoria com a prática, envolvendo as disciplinas de Logística, Organização de Eventos e Etiqueta, Cerimonial e Protocolo. O trabalho interdisciplinar agregou valores e maiores conhecimentos para os alunos do Curso de Eventos.


Texto: Jaqueline Graciliano Gonçalves - Coordenadora do Curso Técnico em Eventos